quinta-feira, fevereiro 14, 2013

Henri Rousseau
















Fez-se à estrada no dia seguinte cheio de boa-disposição e entusiasmo. Achou que tinha tempo para fazer o caminho a Salónica a pé, poupando assim o dinheiro que o major lhe oferecera. Os olivais cediam outra vez a vez aos campos de trigo que estranhamente se encheram de camponeses que trabalhavam desde o primeiro raio de sol até ao pôr-do-sol, vergados pela inclemência do astro-rei. Mas a verdade é que nem todos trabalhavam a terra desde o primeiro raio de sol até ao pôr-do-sol, mas todos nós gostamos de acreditar que era assim, que os camponeses tinham todos um ar muito jovial e saúdavel, que cantavam cantilenas alegres e chistosas que davam ânimo ao trabalho, que não questionavam a justiça do mundo, lamuriando-a apenas, que entregavam a sua vida e a dos seus filhos a Deus, que só comiam códeas de pão e fruta, que bebiam do caixão à cova, que guardavam reservas a tudo que fosse estranho ao seu quotidiano, que consideram um sacrilégio quebrar tradições. Realmente, se pintaram esta tela bucólica sobre o qual que a vossa mão foi habilidosamente conduzida pela mão de Watteau ou de Pater, tenha a ousadia de substituir a aristocracia ociosa por camponeses ou pastores sorridentes debaixo de um grande arvoredo, naquela hora em que o sol é impiedoso, acariciando animais, às vezes na companhia de divindades pagãs ou mitológicas como se fosse a coisa mais natural, entre ruínas de colunas jónicas perdidas algures na Arcádia*, sobre um fundo de prados melancólicos esfumados, então, urra's a si, leitor, ainda bem que o fez, porque poupa-me o trabalho de descrever com mais detalhe este ambiente rococó pastoral. Os Rousseau's mais famosos, se fossem vivos, teriam orgulho de si. Faça-se justiça, J.J. não era francês, como a maioria pensa, mas suíço, o que pode fazer toda a diferença. O outro, o Henri Julien Félix, ou o "aduaneiro" como foi conhecido em vida, gostava mais de elementos subtropicais e exóticos (cactos, paulownias, acácias, lótus, coqueiros, leões, tigres, antílopes, búfalos, Loti's, macacos, artilheiros, Appolinaire's, encantadoras de serpentes, etc.) e os seus quadros não ofereciam qualquer noção de perspectiva: era cordial e bidimensionalmente naïf.