domingo, novembro 02, 2025

Nova Obrigada

Existe uma vila no interior deste país chamado Ptgall em que os habitantes não discutem, não questionam, não bisbilhotam. Chama-se Nova Obrigada. 

Nesta pequena cidade de provincia, não há registo de separações nem divórcios há 29 anos. As crianças são tão bem comportadas que os adultos esquecem-se de que são crianças e falam com elas como se fossem pequenos adultos. Os semáforos e os sinais de trânsito são adornos urbanísticos. Dada a ausência de crimes, delitos, prevaricações, etc. , o tribunal foi transformado e agora é um teatro onde são apresentadas peças fictícias de casos legais. 

Nova Obrigada é tao remota que não tem Internet, é o único grande handicap, um factor condicionante tremendo. Ou seja, não existe acesso às redes sociais, Facebook, Instagram, tiktok, etc. Os locais falam efectivamente uns com os outros, mesmo nas paragens e nos transportes públicos.

Por outro lado, está interdita a entrada a animais de estimação. Os habitantes não podem ter gatos, cães, piriquitos, etc. As ruas estão sempre imaculadas. 

Curiosamente, existe uma rua cheia de lojas de pijamas e roupa interior, miudezas. Isto porque as pessoas passam mais da metade do tempo a dormir. Dormem muito em Nova Obrigado e existem 3 resorts e 18 centros de desenvolvimento do Sono. Vêm pessoas de todo o lado para aprender a dormir correctamente. Trata-se da maior indústria desta pequena região, proporcionando 234 postos de trabalho (2022).