sexta-feira, maio 12, 2017

Não respirar

Enquanto estava a fazer a minha chávena de Tofina e a tentar enfiar o pão seco de ontem na torradeira, pensei:

"E se eu agora deixasse de respirar?"

E assim foi. Deixei de respirar. Meu dito, meu feito, como diria a minha avó. Tomei o meu Tofina, comi as minhas torradinhas, engoli a minha cápsula de gingko biloba, sem nunca deixar entrar 1 mg de ar. A minha mulher e meu bebé ainda estão a dormir. Um beijinho na testa dos dois.

Saio à rua. Evito os vizinhos e conhecidos para não os cumprimentar com medo de respirar. Além disso, hoje sinto-me um pouco anti-social. Também tenho esse direito.

Evito também ter ataques de ansiedade e de pânico, porque acarretam gastar muito ar, hiperventilação, etc.

Hoje não vou passar pelo jardim de Nova Brooklin, porque posso ser tentado pelo aroma das flores e pelo cheiro da terra molhada. Cheirar também acarreta respirar.

Entro no chinês para comprar velas brancas e areia para os gatos. A dona que está na caixa diz obrigado. Saco de um pedaço de papel que tenho no bolso e escrevo:



Ela riu-se. Tem alguns dentes podres, que previsível. Mas continuo a gostar dela. É simpática. Está sempre a ver filmes chineses no portátil atrás do balcão. Uma vez disse-lhe que gostava muito dos filmes do Bruce Lee mas ela não percebeu. Depois improvisei um golpe de karaté e ela aí já percebeu. Riu-se e agitou com a cabeça. O filho dela que estava a jogar um joguito qualquer no smartphone nem sequer olhou para mim.

No meu caminho de regresso a casa, volto a pensar:

"A partir de agora vai ser assim. Amanhã, vou deixar crescer bigode à Errol Flynn. Ou melhor ainda, vou ligar a todos os meus primos que já não vejo desde a minha primeira comunhão. Na terça, vou ouvir discos antigos de funk da Nigéria durante oito horas consecutivas. E porque não tirar o curso de TOC, técnico oficial de contas? Adoro números, a Matemática é belíssima."

Hoje, optei por deixar de respirar. Atenção que não estou a falar de apneia, é um conceito diferente. Ainda não sei que nome irei dar a esta técnica. Vou patentear isto. Acho que ainda vou ganhar um dinheirito jeitoso. Vou ao Lago dos Tubarões.

"Quer deixar de respirar? Não procure mais. Ligue já para o xxx xxx xxx e a sua vida nunca mais irá ser a mesma."

A cena mais aborrecida é que não posso fumar; para inalar o fumo, sou obrigado a inspirar algum oxigénio. Deveria ter feito uma aposta com um dos meus amigos, os gaijos pensam que são espertos, a pasta que eu poderia ganhar. Por exemplo, 15 € por cada hora que não respirar. Caraças, deveria ter pensado nisso antes. Ainda vou a tempo.

Vai fazer sete horas que deixei de respirar. E com a consciência e a lucidez que vocês podem comprovar. Contemplo a lua cheia que vigia os prédios da cidade. Sorrio para o meu bebé. Ele esboça um sorriso, tem orgulho do papá que não respira. Depois dá um arroto fenomenal que assusta o gato.

Será que mais alguém teve este ideia super-original? Já tenho uma designação comercial: Técnica Induzida de Não-Respiração. Por mais quanto tempo vou conseguir estar assim? Tenho sono, mas tenho medo de começar a respirar quando adormecer. Confesso que não tinha pensado nisso.