terça-feira, setembro 16, 2014

Escócia

Talvez estes quatro rapazes escoceses sejam a favor do Sim.
"Aye".

terça-feira, setembro 09, 2014

O belo António
















Já que toda a gente parece saber um pouco sobre Kafka, vou também falar sobre Kafka. Kafka passou uma temporada em Itália. Esteve na Sicília, na pedra que a "bota" chuta há milhões de anos. A pedra parece não se importar de tão dura que é. Para sobreviver, o escritor trabalhou como figurante no filme "Il bell'Antonio" rodado na Catania, apaixonou-se um pouco por Claudia Cardinalli durante as filmagens e deu dicas de representação ao próprio Mastroianni que encarnou o papel de um homem atraente, apoiante febril do Fascismo, adorado por todas as mulheres da cidade, mas que, no fundo,...ou melhor dizendo, no meio, era sexualmente impotente. Uma espécie de alegoria.

quinta-feira, agosto 28, 2014

Cláusulas

  • O nosso corpo é como uma ampulheta. Temos de fazer o pino de vez em quando para que as ideias acumuladas nos pés regressem à cabeça.
     
  • O Rei Ubu nasceu quando a mãe de A. Jarry lhe pediu para ir colher mirtilos ao bosque e ele chegou a casa com o cesto cheio de tâmaras. Em França não ha tamareiras.
     
  • A minha mulher gosta que eu durma com mitenes. Diz ela que lhe faz lembrar a sua ama quando a embalava.
     
  • Na minha aldeia usam cascas de caracóis em vez de telhas e as pessoas têm os olhos muito salientes.
     
  • O nosso primeiro faz lipoaspiração e doa a massa adiposa a fábricas de sabonetes. O povo deveria queixar-se menos.
     
  • O serviço de apoio ao cliente da Igreja deixa muito a desejar.
     
  • O meu segredo com as mulheres é este: um pouco de água salgada no pulso esquerdo e um pouco de água com açúcar no pulso direito.
     
  • Os miúdos da catequese adoram o novo padre. Em vez do fazer o sinal de cruz, ele passa a missa a desliza o anelar no ar como se estivesse a usar um smartphone.
     
  • Uma vez vi dois homens abraçados na Ponta de Sagres. Foi numa excursão da escola; era pequeno na altura, mas tenho a vaga ideia que um chamava-se Infante e o outro Henrique.
     
  • As pessoas cospem para o chão para que nasçam cuspideiras. A madeira é boa para fazer consolas e aparadores. A polpa do fruto é usada por uma conhecida marca de sumos.
     
  • Os homens-bomba auferem de bons salários. Mas se não forem pontuais, o empregador pode recusar a prestação do dia de trabalho e, se for prática recorrente, podem ser despedidos por justa causa.
  • Enquanto estofador, tenho um ódio de estimação: Soeiro Pereira Gomes.
     
  • Gosto de fazer pequenas bolinhas com o cotão que tiro do meu rego. Depois atiro aos pardais que usam-no para fazer os ninhos. Faço parte do ecossistema.
     
  • Ao contrário do que se diz por aí, Mishima nunca pôs os pés em Andorra.
  • Perdi a cabeça quando me apaixonei pela quarta vez. Nunca mais voltei a encontrá-la.
  • Quando chega o fim do mês, tenho sempre a sensação que vários príncipes e princesas vivem à minha custa.
  • O meu gato está tão grande, tão grande, que pega com os dentes pelo meu cachaço para me dar comida. 
  • A democracia em Portugal é mágica. Coelhos que saem da cartola e portas que andam por esse mundo fora.

  • Tenho amigos que cheiram a estábulos e já não é de agora.

quarta-feira, agosto 13, 2014

terça-feira, agosto 12, 2014

Rev. Alban Butler



















 

"Quando estava sozinho, ele lia; quando estava com alguém, ele lia; às refeições, ele lia; nas suas caminhadas, ele lia; quando ia numa carruagem, ele lia; quando andava a cavalo, ele lia; fosse o que fosse, ele lia."
Charles Butler (sobrinho de Alban Butler)

terça-feira, julho 29, 2014

O caso do piano violado

Este moço vai dar que falar.

sexta-feira, julho 18, 2014

Espanhóis

Porque é que os espanhóis fazem a siesta? Eu digo-vos porquê. Para se parecerem connosco, com os por.tu.gue.ses. Sim senhor, é isso mesmo, leram bem. É este vosso criado que vos diz, sem rodeios, sem paninhos quentes. Passei muito tempo a levar com eles, sei como aquela gente pensa. Quando estão acordados, falam a berrar, urram, esbrancejam como criancinhas que querem chamar à atenção dos pais. Fazem birras se nós aqui ao lado não lhes damos atenção. Temos de lhes dizer "si si carino" na língua primitiva deles, caso contrário não nos entendem. É como eu digo ou não é? E então sonham connosco quando dormitam depois do gaspacho ou rabo de touro ou lá o que eles comem. Querem roubar-nos o fado, inventaram o flamengo para se mostrarem superiores, o flamengo é uma espécie de fado mais espanhafatoso, vê-se logo que aquela jactância toda é a fingir, é só teatro. Coitadinhos, são tão teatrais os nuestros hermanos. Olhem para cima, para os galegos, querem a toda a força pertencer a este lindo rectângulo. Ouçam. Não se riam. Eles, os espanhóis, sonham ser meditabundos e introspectivos como nós, obedientes e afáveis como nós, enfim, adultos. Desejam ainda ser bem parecidos e vestirem-se bem como nós, é por isso que andam sempre engalanados todos os dias como se fossem à missa. E mais. Desejam as nossas mulheres, querem amá-las porque sabem que são fogosas na cama e ladies na mesa - já as mulheres deles são o oposto. Ai não sabem? Ah ha. Uh hu. Pois é isto, sem tirar nem por. Repito, meus amigos, sei do que falo e mais não digo porque não quero ferir susceptibilidades. Antes de mais nada, sou português, ora aqui têm o meu cartão, um criado ao vosso dispor.

sábado, julho 12, 2014

terça-feira, julho 01, 2014

O primeiro a ir foi o "Mau". Há meia dúzia de dias, foi a vez do "Vilão". Parece que o sr. Eastwood teima em contrariar a crença popular de que os Bons vão sempre primeiro.

sábado, junho 14, 2014

O pergaminho de Kaikidan Ekotoba

Homem com testículos gigantescos
























À distância de 9 fusos horários. Nem só de sushi e tempura vive o homem.


terça-feira, junho 10, 2014

10 de Junho

eu desfaleço
tu desfaleces
Ele desfalece
nós desfalecemos
vós desfaleceis
eles desfalecem

(apenas a relembrar a conjugação do Pres. Indic. de um verbo terminado em -er)

quarta-feira, junho 04, 2014

Jean Cocteau, Amedeo Modigliani, Max Jacob, André Salmon e Manuel Ortiz de Zárate na Praça da Liberdade, Porto, em 1916.
















terça-feira, maio 27, 2014

quinta-feira, maio 15, 2014

Irmãos separados à nascença

Kjell Askildsen
John Cage

terça-feira, maio 13, 2014















Tenho quase, quase a certeza de que o porreiraço do Knut Hamsun iria gostar.

segunda-feira, maio 12, 2014

Saída limpa mas com barba

Conchita Wurst deveria ter representado Portugal na Eurovisão. Aliás, vou mais longe: o tema que interpretou, "Rise like a phoenix", deveria substituir o nosso hino, é mais do que adequado para o momento de euforia económica que o país vive.

sábado, maio 10, 2014

Jack


























"(...) A minha mãe tem de mandar chamar o médico de vez em quando e eu pago. Nem te falo dos dentistas para mim e outras pessoas. Mencionarei de passagem as várias centenas de dólares que o advogado de Bessie me extorquiu. E poderia continuar por mais uma meia dúzia de páginas abençoadas a recitar o caminho que seguiu o meu dinheiro. Ontem, por exemplo, mandei um queque de 10 dólares para apoiar um novo jornal socialista que luta para se manter em Toledo, Ohio. (...)"

Cartas de Jack London, Antígona

Sim, o velho Jack piscava os dois olhos ao socialismo e gostava de beber o seu copito de vez em quando. Se calhar, foi por isso que enviou um "queque" para apoiar o tal jornal em vez de um "cheque". Vem mesmo assim na edição da Antígona (página 174). Acho que esta "gralha" arrebita bastante esta carta de London.


domingo, maio 04, 2014