sexta-feira, novembro 01, 2013
quinta-feira, outubro 17, 2013
terça-feira, outubro 15, 2013
Polígrafo
Em 1957, Brother Antoninus (aka William Everson) comprou um polígrafo usado num flea market de São Francisco. De acordo com a sua biografia autorizada, o poeta de Sacramento recorria ao polígrafo antes de consolidar a versão final dos poemas. Se a máquina da verdade acusasse algo durante o seu recital inflamado, Antoninus queimava os seus versos para depois reescrever e medir novamente a veracidade do texto. Brother Antoninus, admirador confesso de Walt Whitman, viria a destruir o polígrafo quando resolveu ler "Leaves of Grass" a um grupo de beatniks. A máquina assinalou vinte e quatro irrefutáveis registos ao longo do depoimento lírico consagrado a Whitman.
domingo, outubro 13, 2013
Shandy FC vs Pickwick United
Arto Paasilinna a trinco e Lázaro Covadlo a subir pela ala esquerda. Kawabata na direita.
Pamuk a central e o criativo D. Barthelme no ataque (fortíssimo no jogo aéreo). Svevo entra no início da 2ª parte para substituir o veterano Onetti que raramente joga os 90 minutos.
Auto-golo de Tzara que comemora junto da claque dos Ultra-Ubus. Cartão amarelo do árbitro (o argentino J. L. Borges) por Tzara ter tirado a camisola durante os festejos.
Rubem Fonseca e O. Henry em exercícios de aquecimento.
Pamuk a central e o criativo D. Barthelme no ataque (fortíssimo no jogo aéreo). Svevo entra no início da 2ª parte para substituir o veterano Onetti que raramente joga os 90 minutos.
Auto-golo de Tzara que comemora junto da claque dos Ultra-Ubus. Cartão amarelo do árbitro (o argentino J. L. Borges) por Tzara ter tirado a camisola durante os festejos.
Rubem Fonseca e O. Henry em exercícios de aquecimento.
segunda-feira, outubro 07, 2013
Literatura Histérica
As mulheres estão sentadas com um livro numa mesa e são filmadas a preto e branco sob um fundo preto. Elas escolhem a roupa e a obra o que vão ler. Quando a câmara inicia a gravação, elas apresentam-se e começam a ler. Debaixo da mesa, fora do controlo da mulher que está a ler, um assistente invisível tenta distraí-la com um vibrador. As mulheres param de ler quando ficam demasiado distraídas ou cansadas para continuar; nesse momento, a leitora apresenta-se de novo e a obra que acabou de ler. A duração de cada vídeo varia em função do tempo de resposta das leitoras.
A leitora desta 1ª sessão chama-se Stoya, é uma ex-actriz porno e lê "Necrophilia Variations" por Supervert (há autores e obras para todos os gostos, Whitman, Burgess, Brett E. Ellis, etc.).
Mais info aqui.
segunda-feira, setembro 30, 2013
terça-feira, setembro 17, 2013
Como correu o teu dia
- (...) Conhecia-a naquela paragem de tram, estava sozinha. Era mestiça e tinha o cabelo desfrisado, é assim que se diz? Usava uma bandolete cor-de-rosa e calças de ganga deslavadas, daquelas que já vêm rasgadas. Tentei não olhar para aquelas ilhotas de pele macia, dourada, acho que disfarcei muito mal, ela deu conta. Sentei-me na ponta do banco e fingi olhar para a tabuleta da paragem. Passava um ou outro carro. A moça estava muito concentrada a olhar para o meio da rua. Tirou um maço de tabaco e pôs-se a dar aquelas pancadinhas irritantes na base do maço. Saltei do banco e resolvi ir a pé. Eram seis da manhã quando acordei, ainda estavas a dormir. Não me barbeei. Bebi um copo de água com uma daquelas pastilhas de cálcio e vitamina D. Não é que precise, mas gosto do sabor e limpa-me a barriga. Lembrei-me daquela defesa impossível do guarda-redes da squadra azzura, gosto de dizer squadra azzura, e larguei-me de satisfação no elevador para o nosso vizinho do baixo, ouvi-o do outro lado das placas metálicas do elevador a dizer "merda". O gajo chamou o elevador, mas como o elevador não é dos modernos continuou a descer. Espalhei a fragrância com a mão e depois olhei-me de perfil ao espelho e enchi as bochechas de ar como um trompetista. Faço sempre isto para acordar. (...)
O meu último conto na íntegra aqui.
sábado, setembro 14, 2013
quarta-feira, setembro 04, 2013
sábado, agosto 31, 2013
terça-feira, agosto 20, 2013
quinta-feira, agosto 08, 2013
segunda-feira, agosto 05, 2013
quarta-feira, julho 24, 2013
terça-feira, julho 23, 2013
sexta-feira, julho 12, 2013
terça-feira, julho 09, 2013
Thoreau & Esculápio
Levei calmamente a minha insónia para a varanda, o calor*
saía-me às golfadas do meu tronco empastado, queria devarandá-la (não existe
defenestrar?...) e vi o meu vizinho de baixo a dormir na sua varanda. O homem estava nu. Não
estava a contar com aquela exposição e fiquei a olhar para ele. Baixei
a cabeça pesada, parecia que estava a olhar para um acidente. O homem tinha um
tufo de pêlos brancos que brilhava ao luar e que lhe cobria todo o peito.
Passei a mão pelo meu peito seboso com meia dúzia de pêlos. O meu olhar, pesado e desastrado, caiu
mesmo em cima da testa do homem que abriu e arregalou os olhos como naqueles
filmes de terror. Recuei logo e estiquei-me sobre a carpete da sala em direcção
à ventoinha. As gaivotas que estavam em cima do telhado do prédio da frente
começaram a rir-se de mim. O meu vizinho é católico praticante.
“Eu acredito em Deus e tento ir todos os domingos à missa,
e agora diga-me uma coisa. Acha que ver filmes pornográficos é pecado? Diga-me
sinceramente, o senhor acha?”
“Eu acho que não.”
O elevador parou no andar dele e ele pôs-se no meio do
infravermelho que impede o elevador de fechar.
“É ou não é? Se não fosse Deus, não estavamos aqui. Matar e
roubar, isso é que pecado, agora ver filmes pornográficos...É como eu digo ou
não?”, pergunta novamente.
“Eu acho que sim, não tem mal nenhum”
“Continuação, meu amigo.” Despediu-se com um sorriso imposto
e lá foi para o seu apartamento.
É muito provável que o meu vizinho estivesse a dar-me uma
indirecta, não consigo ver o RedTube ou o YouPorn sem som, não faz muito
sentido, sexo tem de ter som e bem alto.
Ns manhã seguinte, enquanto estava parado no trânsito, pus-me
a contemplar a zona verde do meu ramal de entrada para a auto-estrada. Não sei
se é por andar a ler Thoreau, mas senti um desejo enorme de tirar a roupa,
saltar o rail e rolar na relva, acariciar o meu cone e as minhas bolas,
agarrar-me a uma tília e passar ali o dia ou até o resto da minha vida. As
zonas verdes das intersecções das auto-estradas são um pedaço de paraíso.
Não é o campo rude, selvagem, mas também não é betão, é um compromisso harmonioso entre os
dois. Não passaria fome, bebia o resto das coca-colas e comi o resto dos
bigmacs, com um pouco de sorte apanhava meios copos de sundaes. Vi uma casca de
banana em cima da relva aparada e senti inveja dessa casca de banana, que sorte
que ela tem. Desliguei o A/C e baixei o vidro e pus-me a olhar para a casca de
banana que estava a seduzir-me com as belas manchas negras sobre a pele amarela, era o meu fruto proibido. Sou um homem bom com muitas
tentações. Raramente vou até ao fim. Isto poderia ser o início de algo
glorioso, de rejuvenescedor, Thoreau conseguiu viver sozinho no meio da natureza, porque é que eu não haveria de
conseguir também? Senti o meu coração a bater depressa, havia Evazinhas
estagiárias a cuidarem de mim, as serpentes enroscadas, conheço-as bem, não
seriam problema. Fiquei ligeiramente deprimido, lembrei-me então que era
casado, a minha mulher tinha de vir também, eu amo a minha mulher. E o meu
piano? Ah teria o canto dos pardais e as andorinhas na Primavera, a Natureza é
sábia. E as férias na Quinta do Lago? Não quero saber, não precisava de
arranjar desculpas para não jogar golfe. Este green, aqui mesmo à entrada da A?? parece-me perfeito. Tocar-me-ia entre as 8 e 9h e depois ao fim da tarde, ali por volta das 6h para os meus
respeitados colegas e não só, ali, todo escarrapachado, ria-me com a máscara da
Comédia, fazia-lhes inveja por ser finalmente livre. Hmm, restos de patas de
caranguejo, obrigado Carlos, um Adagio natural dentro do prazo, que gentileza a
sua, São. Os anos não passam por si, colega. Gosto de pedir opiniões às colegas mais velhas; estão fartas de saber que eu não quero a sua opinião para
nada, gosto que elas se metam comigo, sou carne nova, gostam de roçar as mamas em mim, sem querer.
- Anda lá com essa merda, pá, queres dormir, dorme em casa!
- Seguiu-se um cortejo de buzinadelas, pareceu-me ser o chefe do bloco no seu
BMW série 7 e o raio que o parta a passar por mim na outra faixa.
Carreguei um pouco no acelerador e avancei três, quatro metros na
fila.
*Correcção de "Karol" - estaria a pensar no papa
J.P. II e nas suas aparições na Praça de São Pedro e que vai ser promovido a
santo?
quarta-feira, julho 03, 2013
Subscrever:
Mensagens (Atom)










