quinta-feira, março 29, 2007

Efeito borboleta

Dar uma trinca no chocolate da generosa colega e levantar-se um violento furacão no Golfo do México.

quarta-feira, março 28, 2007

Super Flumina Babylonis


Alex Nowik

Remexendo nela, tirou de um canto umas folhas de papel, o tinteirinho, com a pena enfiada no anel, que se habituara, desde o primeiro embarque, a guardar assim. De joelhos, com as dores neles e nas partes aumentando muito agudas e em picadas de que cerrava os dentes, veio até à mesa, pousou nela o que trazia, e levantou-se. Ficou um momento, de olhos fechados, arquejando. Já as palavras tumultuavam nele, confundidas com as outras, inúteis e mortas, da tradução que tentara. Eram como uma tremura que o percorria todo de arrepios, com hesitações leves, concentrando-se em pequenas zonas da pele. Debruçando-se da mesa a que se apoiava, puxou para o seu lado a cadeira, e caiu sentado nela. Sentia um suor frio escorrer-lhe pela testa, e, ao abrir o tinteiro, viu que as costas das mãos brilhavam perladas. Uma onda de alegria o inundou, em sacões ansiosos. Os olhos ardiam-lhe e era de lágrimas. Tudo falhara, tudo, e a própria poesia o abandonara, receosa dos seus olhos penetrantes que viam o fundo das coisas. Era o poço com as formas flutuando. Mas era um grande poeta, transformava em poesia tudo o que tocava, mesmo a miséria, mesmo a amargura, mesmo o abandono da poesia. Tremendo todo, mas com a mão muito firme, começou a escrever... Sobre os rios que vão de Babilónia a Sião assentado me achei... Riscou, desesperado. Recomeçou. Sobre os rios que vão por Babilónia me achei onde sentado chorei as lembranças de Sião e quanto nela passei...
E ficou escrevendo pela noite adiante.

Jorge de Sena, "Antigas e novas andanças do demónio"
Edições 70

segunda-feira, março 26, 2007

Acto I

Estava muito calor nessa tarde. A governanta encaminhou o seu doutor para o quarto da menina Laura. O seu doutor já era amigo do papá deste os tempos de Coimbra. Tirou o estetoscópio da maleta e pediu-lhe para abrir a blusa. A menina Laura faz sempre o que lhe pedem. Escorriam lágrimas de suor do seu peito que cheirava a leite de coco. O seu doutor limpa a fronte e tenta a sua sorte:
- não gosto deste tipo que está a falar.
- porquê?
- não gosto de grandes actores. São uns pretenciosos, fingem que são humildes. Representam até quando morrem.
A menina não tirou os olhos da televisão.
- mas a Laurinha gosta de teatro?
- não...isto é, gosto de ver revista na televisão. Sou alérgica ao pó do palco e já tive ataques de epilepsia por causa das luzes.
- ah..é pena, sabe. Tenho aqui dois bilhetes que me arranjaram para uma peçazinha no Maria II.
- eu vou falar com o papá logo, talvez ele queira ir.
- não se incomode menina, eu próprio falo com ele. Vá, respire fundo agora.

Acto II

- Já chegaram as meninas Didascálias? Atrasam-se sempre, é que não já há pachorra. Mais cinco minutos e palavra de honra que me vou embora!

Acto III

Macintosh ama Macbeth perdidamente. Mas Macbeth ama MacDonald. Macintosh rasga Macbeth e formata-se logo em seguida.
MacDonald entra em estado vegetativo e fecha as portas.

verniz

este blog está a precisar de ser lixado e envernizado, cheira um pouco a caruncho nos cantos e está a perder cor. talvez entre em mudanças brevemente.

sexta-feira, março 23, 2007

Sakuntalam


Georgia O'Keeffe

Qualquer amante está amaldiçoado
a esquecer, por um só momento,
a sua mulher: como o rio de
amnésia que devora o seu amor.

Qualquer amada está amaldiçoada
a ser esquecida até que o seu segredo
fique preso na rede da memória.

Qualquer criança está amaldiçoada
a crescer orfã de pai
com a sua mão na boca do leão.

K. Satchidanandan

quinta-feira, março 22, 2007

o dia seguinte


J.H.W. Tischbein

ontem, o dia da poesia, fui acometido pelo meu velho desejo de roubar carteiras e não dar o dinheiro aos pobres, gastá-lo estupidamente em revistas cor-de-rosa e dropes.
algo revelador aconteceu depois: a minha mãe disse-me, à noite, que fui um parto difícil e que eu tinha sido "fada-do-lar" na casa do Goethe, numa outra encarnação. fiquei surpreendidíssimo com estas afirmações, não sabia que a minha mãe conhecia Goethe. já admiti publicamente que gosto de limpar e aproveitar palavras que os outros deitam fora para depois reescrevê-las ao contrário, fora do sítio, sem qualquer tipo de ordem ou lógica. nada mais do que isto.

antidesparasitante

já experimentaram lavar os vossos belos dentes com antidesparasitante para felinos?
o sacana do gato que não perde pela demora! é guerra aberta: logo vou por piña colada no pratinho em vez do leitinho do dia.

quarta-feira, março 21, 2007

Águas Furtadas nº 10

O número 10 da revista águas Furtadas vai ser apresentado no dia 24 de Março, nos Espaços JUP (Rua Miguel Bombarda, n.º 187, no Porto), às 16 horas, inserida na comemoração dos 20 anos do Núcleo de Jornalismo Académico do Porto/Jornal Universitário.

segunda-feira, março 19, 2007

baralho os primeiros Sinais deste ano


R B Kitaj

baralho os primeiros Sinais deste ano
enterro-os no jardim interior do prédio
(todos nós deveríamos ter um pequeno quintal
com anões e ânforas partidas)
a minha generosa vizinha
acolheu o sol
meteu-o dentro de si
cantando e celebrando
afinal é menino e
está tudo bem
do meu lado da parede
monto outra vez a cama de ferro
a tua pele traz de volta
a minha infância
quando ainda tinha dentes
e lágrimas
do outro lado da estrada
Pedro e Inês abraçam-se
no velho jardim e
negoceiam a eternidade
com as estrelas.

sexta-feira, março 16, 2007

Despedida

- Vou mostrar-te apenas a metade esquerda do meu corpo. Vais ter de imaginar a outra metade e não poderás tocá-la. Se o fizeres, nunca mais me tocas. Estamos entendidos? Agora, vira-te!
Desta vez não houve sangue, suor e muito menos lágrimas. Fitei-a por breves instantes. Procurei os meus sapatos e calcei-me, mesmo ali, de pé. Terminei o meu copo de whisky que, apesar dos antibióticos, tomava teimosamente todas as noites. Dirigi-me à cozinha, peguei na torradeira eléctrica e vim-me embora. Não me lembro de ter batido violentamente com a porta.
O porteiro, que não estava no seu local de trabalho quando entrei no prédio, não me cumprimentou como de costume, nem sequer desviou o olhar do pequeno televisor.
Começou a chuviscar quando finalmente saí.

As Ites e o Regulamento


Enrico Baj

Os ricos não dormiam nem comiam no quartel. Tinham quartos alugados pela cidade, e regalavam-se com bifes e batatas fritas, e muito vinho verde, nas mesas trôpegas e sujas das tascas da avenida, sob nuvens de solícitas moscas. As minhas posses não davam para tal libertação; e, porque precisava de sossego para a minha cabeça e para trabalhar nas traduções que fazia (no quartel não havia uma única sala onde se estivesse, e as casernas, iluminadas por tímidas lâmpadas, eram, depois do "recolher" e do "silêncio", anfiteatro de competições desportivas quanto às capacidades gasoso-intestinais, ou teatro de assaltos de pederastia galhofeira às camas dos tidos por "maricas" - assaltos que degeneravam em batalhas tremendas a travesseiro e cinturão de couro -, quando não eram apenas cenário de pacíficas exibições de strip-tease que culminavam em inocentes concursos de instrumental genésico, em que o vencedor era necessariamente sempre o mesmo indivíduo, que já viera para o quartel com a alcunha de "tripé", tendo sido mesmo uma vez convidado a mostrar-se na Sala dos Oficiais), eu requerera para dormir fora.

Jorge de Sena, "Os Grão-Capitães",
Edições 70, 1976

quinta-feira, março 15, 2007

As Bodas de Cana(dá)

Levou algum tempo, mas converti-me, por fim. Vi a luz no seu Evangelho e na fé dos seus cordeiros.

Fogo redentor

Já está. Não sentem o cheiro a queimado?

quarta-feira, março 14, 2007

Despedimento colectivo


Philip Guston

Ontem de manhã, o homem emborcou metade da garrafa de whisky que tinha reservada para ocasiões especiais, abriu a porta do seu gabinete, desceu a escadaria e despediu toda a gente num acto tresloucado. Confessou aos berros que desejava sangue novo e que já não gostava de nós. Em seguida, chamou o chauffeur, meteu-se no carro e dirigiu-se para a praia que fica do outro lado da rua. Arregaçou as calças, correu para a água e foi molhar os pés.
- Sim... Agora nada mais há a fazer, balbuciou a meia voz para as gaivotas.
Eu consegui safar-me, estava no banheiro* na altura. Hoje, encontro-me sozinho no escritório a pensar na bela fogueira que todos estes dicionários e arquivos dariam no meio deste moderno open space.

*Nunca antes tinha escrito as palavras banheiro ou kiwis num post.

segunda-feira, março 12, 2007

Now and again


D. H. Lawrence

All my body springs alive,
And the life that is polarised in my eyes,
That quivers between my eyes and mouth,
Flies like a wild thing across my body,
Leaving my eyes half-empty, and clamorous,
Filling my still breasts with a flush and a flame,
Gathering the soft ripples below my breast
Into urgent, passionate waves,
And my soft, slumbering belly
Quivering awake with one impulse of desire,
Gathers itself fiercely together;
And my docile, fluent arms
Knotting themselves with wild strength
To clasp—what they have never clasped.
Then I tremble, and go trembling
Under the wild, strange tyranny of my body,
Till it has spent itself,
And the relentless nodality of my eyes reasserts itself,
Till the bursten flood of life ebbs back to my eyes,
Back from my beautiful, lonely body
Tired and unsatisfied.

D. H. Lawrence

quinta-feira, março 08, 2007

O pequeno tirano


Corneille

Deixei de ser dono do meu próprio tecto a partir do momento em que caí na tentação de acolher no meu covil um pequeno mamífero de pupilas dilatadas e patas almofadadas, especialmente concebidas para ataques nocturnos, silenciosos e fulminantes. Domínio subtil e perverso. Desci na cadeia alimentar de forma humilhante. O pequeno tirano anda à solta pelos corredores e tenho a certeza de que vai lacerar-me quando estiver a dormir o sono dos justos. E o olhar da criatura? Mata-me, mata-me!

Dia Intern. da Mulher


No dia de hoje, em Itália, os homens oferecem acácias às mulheres. No Reino Unido, as mulheres convidam os seus colegas para almoçar.
É feriado em alguns países, ex-repúblicas da vermelha URSS, bem como em Cuba, Mongólia, China (só meio dia, claro) e Vietname. Haverá algum denominador ou causa comum aqui que me esteja a escapar?

terça-feira, março 06, 2007

Café Planeta Azul

"A Náusea" continua
no pacote de açúcar
a que chamo agora
de pacote de açúcar
tocam-me no ombro
alguém me confunde
com o filho de alguém
sou atento e educado
a pessoa vai-se embora
os dois homens
na mesa junto à janela
são de Lviv
pedem húngaros para levar
em língua recém-chegada
estepes e gasodutos convergem
no café Planeta Azul
inesperada mudança de canal
o americaníssimo Al Gore
entra no café Planeta Azul
"não entrem em pânico,
tudo está predestinado
Calvino tinha razão
resíduos e calotes polares
derretidos à vossa porta"
esfrego Hand e Nagel Balm
mit Aloe Vera
für schöne Hände
und kräftige Nägel
nas mãos
levanto-me
ainda não
levanto-me
dois cães vadios
patrulham a rua.

quinta-feira, março 01, 2007

O blog do sr. António Sousa Homem

É raro, mas acontece - calhei de tropeçar neste blog e fiquei algum tempo estendido no chão, pernas abertas e olhos esbugalhados:

De alguma maneira, o velho Doutor Homem, meu pai, incorporou todos os defeitos das burguesias e do racionalismo do Porto, moldado pela penumbra do céu e pela chuva que caía nas suas ruas de granito escuro. A sua vida intelectual era um luxo permitido pela família; a moeda de troca eram viagens e temporadas de preguiça. As viagens levavam-nos a hotéis e cidades com museus, lojas e restaurantes, em Espanha, França e – por duas vezes – em Inglaterra; a preguiça depositava-nos em Ponte de Lima para um a dois meses de Verão, onde as tardes eram invadidas pelos seus discos e pela desarrumação na biblioteca do velho casarão miguelista – onde se misturavam, nos sofás e nos cadeirões, jornais da época e livros que convidavam à sesta. Se me contagiasse, algum dia, a tentação (cada vez mais frequente nos portugueses) de escrever um romance, eu teria nos anos de ouro de Ponte de Lima um cenário atraente e luminoso.